criança feliz segurando placa com palavras em inglês

A importância de começar a estudar inglês cedo

Que aprender inglês é fundamental para o desenvolvimento e futuro profissional dos jovens, em um mundo que tem o idioma como o mais popular, não é novidade. Mas, os benefícios de estudar uma língua diferente do idioma materno, possui muitos outros benefícios: estímulo do raciocínio, redução da timidez, desenvoltura comunicacional e muito mais.

Porém, muitos pais têm receio de que, ingressar nesse aprendizado muito cedo, possa fazer com que seus filhos tenham mais dificuldade em assimilar a segunda língua ou até mesmo que se atrapalhem com o português.

Mas a ciência diz o contrário:

Estudos realizados conjuntamente por três universidades de Boston, nos Estados Unidos, concluíram que é mais fácil aprender uma nova língua antes dos 18 anos e que, para se tornar fluente, os estudos devem começar antes dos 10.

Quer entender melhor porque é tão importante começar a estudar inglês desde cedo? Então acompanhe o nosso artigo:


Quanto mais cedo, mais fácil de aprender

Você já deve ter percebido que as crianças aprendem tudo com muita facilidade. Isso acontece, pois, durante os primeiros anos de vida, o cérebro humano se desenvolve de forma incrivelmente rápida, e funciona como uma esponja para absorver todo o conhecimento a que é exposto.

Nessa fase, o sistema nervoso está mais capacitado a realizar novas sinapses, ligações e conexões neurológicas, fazendo com que a criança aprenda qualquer coisa mais facilmente, incluindo o idioma inglês.

Além disso, estudar a língua inglesa logo cedo, juntamente com o português, faz com que as crianças consigam "trocar de língua" com facilidade e rapidez, estimulando ainda mais o desenvolvimento cerebral.


Estímulo das funções cognitivas

Quanto mais coisas aprendem durante a infância, maior se torna a capacidade de raciocínio dos pequenos.

Dessa forma, suas funções cognitivas são estimuladas, tornando o aproveitamento escolar, em todas as disciplinas, ainda maior.


Desenvolvimento comunicacional e redução da timidez

Ao estabelecer, desde cedo, contato com um idioma diferente do materno, a criança desenvolve habilidades de comunicação que só construiria muito mais tarde. Consequentemente, sua fala será mais fluida e desenvolta.

Além disso, a descoberta de uma nova língua estimula os pequenos a compartilhar e praticar o que aprendem com seus colegas e familiares, quebrando, desde muito novos, a barreira da timidez.


Fluência de verdade

Como já citamos, o cérebro das crianças funciona como uma grande esponja para absorver conhecimento e, por isso, quando iniciam o inglês nesse período da vida, desenvolvem forte domínio do idioma e aprendem a falar sem sotaque, de forma semelhante aos nativos de países onde o inglês é a língua oficial.

A fluência, por sua vez, trará benefícios para toda a vida: além de uma melhor colocação no mercado de trabalho, facilitará a retirada de vistos para viagens ao exterior, a possibilidade de estudar e trabalhar em outros países e, mais importante, transformará seu filho em um cidadão do mundo.