A HISTÓRIA

O grupo COC Vila Yara iniciou sua história em 1985, quando alguns dos mais experientes professores da região apostaram no crescimento do país e na necessidade de contribuir para a formação de pessoas capazes e comprometidas com o futuro. O então Cursinho Universitário prosperou oferecendo aos alunos um serviço que mesclava rigor acadêmico e científico com um ambiente acolhedor, democrático e, portanto, favorável ao desenvolvimento das potencialidades que por ali passavam. Muitos alunos e muitas aprovações nos principais vestibulares do país confirmavam a vocação para o ensino que marcaria o grupo nos anos que viriam. De fato, eles vieram e trouxeram consigo novos desafios. O primeiro deles foi ampliar, por meio do Ensino Médio, seu comprovado êxito em preparar os alunos para o vestibular. Em 1994, foi inaugurado o Colégio Universitário de Osasco, atendendo os alunos da região que buscavam a excelência de ensino já comprovada pelas atividades do cursinho.

A fórmula sempre foi sustentada por um respeitável e experiente corpo docente e por constantes investimentos em infra-estrutura física e pedagógica.

A experiência do Ensino Médio abriu perspectivas para que o Grupo confirmasse suas mais íntimas convicções, ou seja, que os resultados seriam ainda melhores se pudesse ampliar sua participação, antes restrita à preparação aos vestibulares, também à formação integral do aluno.

Por isso, em 1998, o projeto incluiu  o Ensino Fundamental II e em 1999, o Ensino Fundamental I, garantindo um trabalho mais duradouro e solidificando a vocação do grupo para a educação.

Ainda em 1999, novamente vislumbrando o futuro da educação no país, o grupo implementou o curso superior ao currículo, somando à sua história de sucesso um novo empreendimento: a FIZO, Faculdade Integração Zona Oeste, completando a sua missão, que sempre foi atuar de forma solidária para o desenvolvimento humano e transmitir conhecimento, formando cidadãos éticos e comprometidos com a sociedade.

Sistema COC – Ensino

A partir de 2000, já com os três segmentos educacionais, uma significativa mudança foi feita: a troca da parceria e, conseqüentemente do material didático usado pela instituição. Após inúmeras pesquisas nos sistemas de ensino existentes no país, a escolha pelo COC foi baseada na seriedade e experiência no seu ramo de atuação, nos diferenciais inovadores, na excelência do material didático, além da liberdade de atuação oferecida a seus parceiros. O colégio passou a chamar COC-Osasco.

Ao mesmo tempo, o crescimento exigia novas instalações, que foram garantidas com a construção de um novo prédio na Vila Yara, além de maiores investimentos na área tecnológica. Foi possível a adoção de ambientes especiais, como a sala 3D e a Tele-sala, assim como a oferta de um espaço mais adequado às necessidades da comunidade.

Os  anos de 2003, 2004 e 2005 foram de especial importância à instituição. O crescimento do número de alunos e as necessidades de nosso tempo precipitaram o aprimoramento da Proposta Pedagógica.

Em 2007, o colégio passou a oferecer o Ensino Fundamental de 9 anos, em conformidade com as novas exigências legais; em 2008 passou a oferecer o Período Integral para o Ensino Fundamental I, a fim de complementar os conteúdos desenvolvidos no período matutino.

Hoje o colégio COC Vila Yara mantem a crença dos mantenedores em sermos reconhecidos como referência em educação pela qualidade dos trabalhos, pelos resultados quantitativos, pela excelência nas interações e pela formação valorativa dos educandos.


2013 - COC Sapiens - OSASCO/SP
Todos os direitos reservados - Rua Deputado Emílio Carlos, 555 - Vila Campesina - CEP 06028-015