O foco do EFI é o desenvolvimento do comportamento leitor no educando, leitor das letras, dos números, das imagens, das tabelas, das gravuras, dos filmes a que assiste, das músicas que ouve. Leitor crítico, com opinião própria, estabelecendo relações e percebendo o mundo a sua volta!
Para formar esse leitor, o EFI apoia sua proposta na abordagem significativa das atividades, valorizando o concreto, a experimentação, a leitura, a escrita e o desenvolvimento das habilidades matemáticas fundamentais.
A Formação Humana permeia a nossa prática: saber trocar, falar, ouvir, esperar a vez, acatar normas e regras sociais são prioridades no processo de aprendizagem desse segmento.
MATERIAL DIDÁTICO
Utilizamos as apostilas do Sistema COC de Ensino, atualizadas periodicamente por uma equipe pedagógica especializada. Durante o ano, os alunos recebem apostilas de teoria e de atividades.
Fazem parte do material diversos recursos tecnológicos, com destaque ao Portal COC Educação, um dos maiores do país.
Como complementação de estudo, a Escola adota livros de leitura literária.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação no EFI tem o foco no processo com base em diversas propostas como provas, atividades complementares, trabalhos, pesquisas, debates.
O processo de avaliação engloba o desempenho obtido pelos alunos quanto aos conteúdos assimilados e quanto ao Perfil do Estudante (composto pelo interesse, pela participação, pelo envolvimento nas aulas, pelo ritmo e pela qualidade das produções). Desse modo, desenvolvem-se aspectos valorizados pela Instituição desde as séries iniciais: o comprometimento e o hábito de estudo diário.
Projeto que é desenvolvido do EFI ao EM e que visa ao aprimoramento do processo da leitura, base de todo o percurso de aprendizagem do aluno. Possui um foco específico em cada um dos segmentos:
EFI: Desenvolvimento do comportamento leitor nas mais diversas disciplinas, com ênfase na integração entre elas e no estudo dos gêneros textuais.
Compõem o Projeto Leitura atividades diversificadas, como saraus, rodas de leitura, debates e Contação de Histórias.
No EFI, essas aulas são desenvolvidas com o apoio de uma Contadora de Histórias.
Momento específico do Projeto Leitura que contempla todos os anos do EFI. Estimula a criatividade, a exploração lúdica da leitura, a percepção da importância do livro como objeto de prazer e estudo, amplia o acesso ao universo mágico das narrativas e promove uma interação significativa com o imaginário infantil, além de favorecer uma abordagem mais ampla dos textos e o desenvolvimento das habilidades orais e escritas.
Práticas integradas ao planejamento e que favorecem o aprimoramento de habilidades desenvolvidas em sala. Com foco multidisciplinar, são estruturadas por meio de roteiros e orientações prévias; atividades de observação e análise no local de estudo e produção final adequada à série.
No EFI, as atividades esportivas propõem-se a desenvolver aspectos físicos, motores e emocionais (respeito às regras, saber ganhar e perder). O Colégio oferece, opcionalmente, o COC Esporte, com aulas de iniciação em Judô, Dança e Futsal no período da tarde.
Desenvolvido pelo Sistema COC de Ensino com muitas funcionalidades e facilidades para os alunos e para os pais. Por meio do portal, divulgamos as tarefas propostas pelos professores e publicamos trabalhos e documentos, permitindo o acompanhamento escolar. Os alunos ainda têm acesso a diversos recursos que auxiliam o processo de aprendizagem.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Escola, no sentido de prevenir o uso de drogas, a violência, bem como ajudar as crianças a reconhecer pressões, fortalecer a autoestima e saber dizer não. O programa é desenvolvido com os alunos do 5º ano do COC Vila Yara desde 2002.
SEMANAL | 1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
Língua Portuguesa | 12 | 12 | 7 | 7 | 7 |
Produção Textual | 2 | 2 | 2 | ||
Artes | 1 | 1 | 2 | 2 | 2 |
Educação Física | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Matemática | 9 | 8 | 8 | 8 | 8 |
Ciências e P.Saúde | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
História | 1 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Geografia | 1 | 1 | 2 | 2 | 2 |
Filosofia | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Inglês | 1 | 1 | 2 | 2 | 2 |
Total Semanal | 30 | 30 | 30 | 30 | 30 |
HORÁRIO DE AULAS 2018 |
Download (Matutino) Download (Vespertino) |
1º ANO | 2º ANO | 3º ANO | 4º ANO | 5º ANO |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Lista de Transportadores: Confira
Conheça também o
CURSO INTEGRAL
Vania Costa
vcosta@cocvilayara.com.br
Formação:
- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
- Magistério (Professora do 1º ao 5º ano)
- Magistério Superior (Professora de Filosofia da Educação, Didática e Metodologia de Ensino)
- Orientação Educacional
- Administração Escolar
Experiência Escolar:
- Atua na área da educação há 30 anos
- Professora polivalente (1º ao 5º ano), lecionou para o magistério superior formando professoras, nas disciplinas de Metodologia e Didática de Ensino.
- Atuou por muitos anos como Orientadora Educacional (1º ao 9º ano) em outros estabelecimentos de ensino.
- Atualmente é Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no COC Vila Yara
Av. Yara, 300 | Rua Benedito Américo de Oliveira, 73
Vila Yara - Osasco/SP
Clique no mapa para ser direcionado ao Google Maps
Colégio COC VILA YARA | Todos os direitos reservados 1985-2018